Margaret Mitchell brindou os leitores com personagens inesquecíveis em E o vento levou. Em O clã de Rhett Butler, o escritor e historiador Donald McCaig lança um novo olhar sob esta galeria de clássicos.
Rhett Butler
Renegado pelo pai, Langston Butler, por não querer ser um plantador de arroz, Rhett fez fortuna comercializando toda sorte de provimentos para acampamentos auríferos de difícil acesso e locais devastados pela Guerra de Secessão – considerada por ele uma perda de tempo, já que tinha certeza de que a luta dos sulistas era em vão. Mercenário e patife para muitos, era, no entanto, cortês e bem-educado no modo de falar. Belo, galante e ousado, tinha olhos e cabelos negros, e um sorriso sedutor. Apaixonou-se perdidamente por Scarlett O’Hara, a quem considerava sua “versão de saias”. Depois de muitas idas e vindas, conseguiu casar-se com ela, tendo uma filha, Bonnie, alvo de todo seu afeto.
Scarlett O’Hara
Filha do irlandês radicado na América Gerald O’Hara. Queixo pontudo, rosto quadrado, traços fortes, pele bem clara, olhos verdes. Mimada, decidida e impetuosa, Scarlett nutria uma grande paixão por Ashley Wilkes. Acabou se casando com Charles Hamilton, irmão da noiva de Ashley, Melanie. Enviuvou duas vezes e contraiu seu terceiro matrimônio com Rhett Butler, por conveniência e interesse. Teve três filhos – Wade, Ella e Bonnie –, um com cada marido.
Ashley Wilkes
Gentil e, segundo Rhett Butler, “distinto de doer”, Ashley era bem filho de seu pai, John Wilkes: alto, de olhos cinzentos sonolentos, louro, com uma confiante graça aristocrática. Atencioso e erudito, ele foi o grande amor não realizado de Scarlett O’Hara. Embora também gostasse dela, casou-se com uma prima, Melanie Hamilton, para manter a tradição familiar. Tão logo contraiu matrimônio, alistou-se como voluntário na “Brigada Ravanel” (comandada pelo coronel Andrew Ravanel), um dos principais destacamentos sulistas na Guerra de Secessão.
Melanie Hamilton
Desde a infância sabia que se casaria com Ashley, porque “os Wilkes sempre se casam com primos”. Frágil, modesta e reservada, ao contrário da vibrante cunhada, Scarlett O’Hara, esposa de seu irmão, Charles, a quem amava muito, como só uma órfã pode amar. Devotada e apaixonada esposa, sofria com o clima de flerte, uma tensão indisfarçável, entre Ashley e Scarlett.
Tunis Bonneau
Marinheiro negro emancipado, Tunis era filho de Thomas Bonneau – alforriado quando rapaz pelo senhor de escravos que fora seu progenitor. De expressão séria, usava óculos, roupas impecavelmente limpas e cheirava a sabão de lixívia. Melhor e mais leal amigo de Rhett Butler desde a infância, trabalhou como piloto na Haynes & Filho, companhia de navegação herdada pelo cunhado de Rhett, John Haynes.
Andrew Ravanel
Considerado o mais elegante e atraente cavalheiro de Charleston, Andrew era um aristocrata falido. Obteve glória e respeito durante a Guerra de Secessão, liderando, como coronel, um dos principais e mais fortes destacamentos militares sulistas, então chamado de “Brigada Ravanel”. Depois de viúvo de Charlotte Fisher, o arrependido mulherengo casou-se com Rosemary Butler. Com o fim da guerra e a vitória do norte, o “Lendário Confederado” acabou preso. Libertado, entrou para a Ku Klux Klan, tornando-se um de seus membros mais ativos.
Rosemary Butler
Irmã caçula de Rhett Butler, Rosemary tinha olhos cândidos cinzentos, cabelos de tom castanho-avermelhado, levemente cacheados, traços fortes e uma boca generosa. Era a grande amiga e confidente de seu irmão. Apesar de casada com o respeitado John Haynes, suspirava por Andrew Ravanel, que houvera lhe roubado um beijo antes de casar e atentava seu juízo com seu charme irresistível. Sua filha com John, Meg, muito querida por Rhett, morreu em meio a um incêndio promovido pela carnificina da guerra. Depois de viúva, acabou casando-se com Andrew, que já não era mais aquele mesmo homem encantador de antes.
John Haynes
Com seus óculos e aparência de bom moço, John era o que podia se chamar de “um jovem sulista de boa família”. Do pai, herdou a companhia de navegação Haynes & Filho. Foi um dos melhores amigos de Rhett Butler. Era membro do conselho paroquial e mais jovem administrador da St. Cecilia Society, primeira sociedade musical dos EUA. Homem de negócios, honesto, marido e pai amoroso de Rosemary e Meg, respectivamente. Depois da trágica perda da filha, alista-se, contra sua natureza, para lutar na guerra.
Belle Watling
Nenhum comentário:
Postar um comentário